segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mesa redonda no boteco lá da vila


Juarez acordou cedo, pegou sua camiseta amarela e foi comprar o pão para o café da manhã. Saiu de casa cantarolando “eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Oito da manhã e, nas casas vizinhas, ele olhava as diferentes bandeiras verde-amarelas afixadas nas janelas e os enfeites de rua. Seu Victorino, espanhol aposentado, lhe deu um bom dia e já perguntou o palpite do jogo: - 3 x 0 Brasil, só no primeiro tempo.

As férias da funilaria foram estrategicamente programadas para o período da Copa. Juarez é daqueles que assiste até Nova Zelândia x Austrália e depois ainda espera pelos raríssimos melhores momentos.

O jogo seria às 11 da manhã e, por isso, ele teria que correr para trazer o pão, tomar o café da manhã com a patroa e depois correr para o Boteco do Seu Ademar, ponto de encontro dos amigos em todas as partidas do Brasil. Lá, entre cervejas nem sempre geladas, salsicha empanada, bolinho de carne e coxinhas, realiza-se a verdadeira Mesa Redonda de Futebol, sem Galvões, Casagrandes ou Falcões. É ali que os autênticos comentaristas colocam suas opiniões, escalam suas seleções e preparam seus esquemas táticos infalíveis.

10:45 e tudo está preparado. Televisão ligada, imagem com um pouco de chuvisco porque o Seu Ademar não concordou em puxar um ponto da tevê a cabo para o bar. Aos poucos vão chegando os fiéis companheiros e torcedores.

Para Juarez, Chicão, Beiçola e Enrico, é a quinta copa que eles irão assistir juntos, no mesmo local e com o mesmo ritual. A primeira vez, e essa eles nunca esquecem, foi na Copa dos Estados Unidos, em 1994. Chicão odiava o Parreira e seu esquema retranqueiro que defendia o futebol de resultados. Juarez e Beiçola não queriam nem saber de esquema. Queriam o tetra e sair da fila de 24 anos sem vencer uma copa. Já Enrico, italiano de Napoli e brasileiro por carinho, torcia muito pela Azurra de Pagliuca, Baresi, Maldini, Donadoni, Baggio e Massaro. Para ele, o treinador Arrigo Sacchi era um verdadeiro mago e havia montado uma squadra imbattibile.
Nessa copa, Chicão, em sinal de protesto, vestia a camisa do Brasil dos avessos em todos os jogos. Dizia que torcia contra mesmo, pois aquele não era o verdadeiro futebol brasileiro. Sua ira aumentou ainda mais depois que Parreira resolveu escalar Mazinho no lugar de Raí.

Mas não vamos falar tanto do passado e sim do presente. Estamos em 2010, Copa da África, e aquele que era o capitão do Brasil em 1994, agora é o treinador. Juarez e Beiçola seguem vibrando muito e torcendo alucinados pelo hexa. Chicão, mais uma vez, não está nada animado com o jeito da seleção jogar. Para ele, Dunga repete exatamente o mesmo esquema de Parreira. Se na Copa dos Estados Unidos tinha Dunga, agora tem Felipe Melo.

E Enrico já nem tinha muitas esperanças de ver sua Itália apresentar um bom futebol. Para ele, Criscito, Chiellini, De Rossi, Gatuso e os demais comedores de pizzas, não são jogadores à altura dos grandes times italianos ao longo da história.

11:00 em ponto e o juiz autoriza o início de jogo. Galvão Bueno solta sua voz e Juarez começa a roer as unhas. Chicão já trata de baixar a adrenalina de todos. “Brasil e Portugal já estão classificados. Vai ser jogo de compadres.” Beiçola, ao melhor estilo, já manda um cala-boca e afirma que esse vai ser o jogo do Robinho. Enrico, ainda esperançoso com sua Itália, fala que mais uma vez a final será entre seu país e os brasileiros.

Na telinha, Felipe Melo comprova a teoria de Chicão e sai distribuindo bordoadas gratuitamente. Juarez o defende e fala que futebol é jogo para machos e tem que dividir duro mesmo, para mostrar pro mundo que o Brasil é um time de guerreiros. Falando em guerreiros, Chicão já pede mais umas Brahmas e mais salgadinhos.
A mesa redonda está mais animada que o jogo. Enrico foi ao banheiro e, na volta, acabou ficando no balcão jogando palitinho com seu Ademar. Juarez e Beiçola conseguem manter a adrenalina alta e torcem para Julio César não tomar gol.

São 14:54hs e Juarez volta para sua casa. A patroa lavando a louça do almoço e TV ligada na Globo.

- Amor, você tá assistindo alguma coisa importante? Vai começar um jogão da Copa e não posso perder: Suiça x Honduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, expresse suas ideias. Este espaço é seu e faça bom uso dele.